23/09/2022

Ilhas Maldivas

As Ilhas Maldivas compõem um arquipélago próximo ao Sri Lanka e à Índia, consiste em 1196 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, sendo 203 delas habitadas. Com aproximadamente 142 mil habitantes, foi colônia portuguesa, holandesa e britânica. Conquistou sua independência em 1965. A capital é Malé, uma cidade-ilha e conta com moderna estrutura, repleta de edifícios, clubes, centros comerciais e atrações de variados gostos. 

O lugar é considerado destino de luxo. As pessoas que viajam para as Ilhas Maldivas podem usufruir da tranquilidade e da paz ao relaxar à beira mar durante o ano todo, pois o clima é predominantemente quente e úmido – as temperaturas vão de 26 a 30 graus, proporcionando perfeito ambiente para o banho de mar – tanto de dia como de noite. A água morna e limpa faz muitas pessoas se aventurarem aos mergulhos guiados, a fim de vislumbrarem a beleza dos corais e peixes que compõem a fauna marinha. Apreciadores de esportes radicais aquáticos, observarão que Malé é também um local cheio de atrações.

O turismo é forte. Mais de 90% de tudo que o governo arrecada vem de impostos cobrados sobre direitos de importação e da atividade turística. O local está sempre cheio de gente. Além dos turistas, a ilha é tão urbanizada que foi considerada a cidade mais densamente povoada do mundo. Sua história também é interessante. Um milhão de anos antes dos dinossauros desaparecerem, a placa tectônica índica movimentou-se em direção ao norte abrindo um corte na crosta terrestre, fazendo surgir picos vulcânicos que, com o tempo, erodiram para formando atóis incrustados de corais. Cada ilha tem lindos bancos de areia sobre corais vivos, que crescem e encolhem, sobem e descem, conforme o movimento das correntes oceânicas. O resultado é uma paisagem única, que encanta os visitantes.

A capital é uma cidade pequena e quase nem circulam carros. A maioria da população anda de bicicleta, moto ou mesmo a pé. A ilhota concentra o centro político e comercial do arquipélago, e tem somente 2 quilômetros quadrados de extensão.

Os primeiros habitantes das Maldivas foram budistas e, em 1153, os muçulmanos invadiram o arquipélago. Por esse motivo, a religião oficial é o islamismo, e é proibido o uso de biquinis nas praias, sendo permitido em áreas muito restritas. Como regra geral, somente bermudas para os homens e saídas de banho para as mulheres são permitidos. Bebidas alcóolicas são proibidas e, é proibido entrar no país portando algo com teor alcóolico. A fiscalização aduaneira também não permite entrar no país portando algum alimento que contenha carne de porco ou qualquer artigo religioso que não seja islâmico. O arquipélago também foi colonizado por portugueses, holandeses e ingleses. Em 1953 houve o primeiro movimento de independência, na tentativa de estabelecer uma república. Mas, apenas em 1968 o sultanato caiu.